V DURAR discute indicadores de durabilidade baseados em desempenho e sua contribuição para elaboração de normas técnicas para estruturas de concreto
O V Seminário Internacional sobre Desempenho e Durabilidade de Estruturas de Concreto (V DURAR), realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Eletrobras, ocorreu nos dias 27 e 28 de junho de 2023, no auditório do Sinduscon-GO, em Goiânia. O evento, patrocinado pela ANEEL e Eletrobras, recebeu o respaldo da RILEM (União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção) e contou com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), do Grupo de Estudos em Durabilidade do Concreto Armado (GEDur) da UFG, da Comunidade da Construção Polo Goiano e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO).
O V DURAR foi organizado em três painéis temáticos, sendo o primeiro deles, intitulado "Projeto e Especificação para a Durabilidade das Estruturas". Nesse painel, o Prof. Dr. Mark Alexander, da University of Cape Town, na África do Sul, abordou o tema "Indicadores e critérios baseados em desempenho para a durabilidade do concreto sujeito à carbonatação e cloretos: uma contribuição para a especificação de concretos duráveis". Durante sua palestra, o pesquisador enfatizou a importância de envolver a sociedade na discussão sobre a expectativa de vida útil desejada para as construções, ressaltando a necessidade de definir os critérios de durabilidade e indicadores baseados no desempenho das estruturas de concreto.
Em seguida, a Profa. Dra. Carmen Andrade, da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), da Espanha, apresentou as novidades do novo Model Code/FIB e Eurocode na área de durabilidade de estruturas de concreto, abordando o papel de referência dos códigos-modelo para a elaboração da norma CEB (Comité Euro-International du Béton). Por sua vez, o Prof. Dr. Túlio Honório de Faria, da Paris Saclay, na França, abordou o uso da modelagem multiescala e simulação molecular para compreender os processos físicos e mecânicos em escala nanométrica, com o objetivo de projetar estruturas duráveis.
O segundo e terceiro painéis foram compostos por temas gerais relacionados à durabilidade do concreto e modelos preditivos de vida útil, com a preleção dos professores pesquisadores da INSA Toulouse França, Prof. Dra. Alexandra Bertron e Prof. Dr. Gilles Escadeillas. Além das apresentações do Prof. Dr. Oswaldo Cascudo, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Profa. Dra. Carmem Andrade da UPC Espanha.
A Dra. Alexandra Bertron abordou os fenômenos de deterioração de estruturas de produção de biogás, detalhando os níveis de agressividade e o desempenho dos materiais cimentícios. Por sua vez, o Prof. Dr. Gilles Escadeillas relatou o extenso trabalho desenvolvido na França com o objetivo de definir indicadores de durabilidade e metodologias de avaliação desses parâmetros, destacando a importância dos programas interlaboratoriais para verificação da confiabilidade e validação dos parâmetros. Na sequência, o Prof. Dr. Oswaldo Cascudo discorreu sobre o processo de carbonatação do concreto do cobrimento e seu impacto na corrosão da armadura, apresentando o comportamento de 18 concretos com adições minerais frente à carbonatação natural em clima tropical ao longo de 20 anos.
Os principais avanços científicos do Grupo de Estudos em Durabilidade do Concreto Armado (GEDur) foram apresentados pelo professor Dr. Oswaldo Cascudo e pelos alunos do PPGGECON da UFG, destacando a investigação da carbonatação natural de concretos com adições minerais ao longo de 20 anos, métodos de ensaio não destrutivo para monitoramento da corrosão, método de difusão de cloretos, uso e aplicação de técnicas eletroquímicas para o monitoramento da corrosão, dentre outros.
Além da participação dos professores, o evento também recebeu diversos alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições da federação, além da presença de diversos profissionais que atuam na engenharia civil no setor público, empresas da construção civil, sendo o total de 120 participantes, de 10 estados. As fotos do evento podem ser conferidas através do site www.durar2023.com.
Texto: Eng.ª Civil Caroliny Alves Silva e Eng.ª Civil e Sandra Kurotusch de Melo